segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Gothic Metal NÃO É GÓTICO!!!!!

Hein? Como assim?



Para nós que fazemos parte da "cena", isso é óbvio e claro. Mas sinto que é minha obrigação falar a respeito neste blog, que é voltado principalmente para estudantes de dança.



Com a modinha da "Dança do Ventre Gótica", "Gothic Fusion", "Dark Fusion" e "Tribal Gótico"_ que sinto que foi só um boom por causa da vinda da Ariellah ao Brasil, e logo voltará ao seu devido lugar_, muitas meninas que nada tem a ver com o universo underground têm aderido ao estilo. Algumas poucas tem absorvido o que "é" esse estilo e apresentado belíssimos trabalhos, mas de uma forma geral o que vemos são apresentações "Freak Show", "tribais" malfeitos e indefinidos com roupa preta, ou cópias_ perfeitas mas simplesmente cópias_ do que já foi feito. Geralmente, ao som de enlatados criados pela mídia para atender aos góticos de MTV de plantão. Então, vamos tentar entender um pouco mais sobre a subcultura? Creio que o artigo seja interessante a muita gente, já que todas dizem que ESTUDAM E SE INTERESSAM A FUNDO...



O primeiro ponto a ser pensado e analisado é: Gótico e Metal são duas sub ou contraculturas diferentes, com conceitos, origens e comportamentos diferentes. Até o visual é diferente, apesar de ambas as "tribos" usarem roupas pretas_ com o mínimo de conhecimento e convivência, dá para perceber claramente a diferença entre ambos.



Ambas as tribos possuem fortes referências musicais, aliás, eu mesma sou meio contrária a ser rotulada mas é inegável: quase tudo o que ouço é """gótico"""... Então pensemos na música. Tanto o metal quanto o gótico possuem raízes nos anos 70, e está aí nossa primeira diferença: no metal podemos encontrar claras influências de Black Sabbath, Deep Purple, e a maior banda "metal" é Iron Maiden, se não me engano formada por volta de 1975. Já o Darkwave e o Gótico, se formos pegar as primeiras bandas ( que não se auto- rotulavam como tal, mas pode- se dizer que foram "adotadas" como tal), veremos que vem de outra linha de influências musicais. Pensemos em The Cure, Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, Joy Division... São todas bandas influenciadas por Velvet Underground, David Bowie, The Stooges... Influências diferentes= raízes diferentes= pensamentos diferentes.



Depois do "Heavy Metal original", vieram o Power Metal, Nu- Metal, Doom, Melódico e outras linhas, e foi em cima disso que surgiu o Metal com estética gótica. Foram inseridos vocais líricos femininos, orquestras, visual rebuscado... Bom, posso até citar algumas bandas autênticas, mas, como sempre, o que chega ao grande público já tá é bem enlatado. Utilizar- se da "estética" gótica não faz estas bandas serem góticas. Gótico é mais do que uma estética obscura e clipes com morcegos. Salvo algumas bandas, que criaram alguns trabalhos originais em cima desse "mix" de estilos, a maioria é produto. Um produto que, diga- se de passagem, veio com mais influências do Doom Metal do que do Darkwave.



É inegável que algumas bandas de metal possam se utilizar da estética gótica ou do Synth pop dos anos 80, assim como bandas consideradas góticas possam ter influência do metal. Sisters of Mercy, Fields of the Nephilim e Lacrimosa possuem, por outro lado, influências destes estilos. Trafegar por novos caminhos musicais não faz mal pra ninguém, e ter "influências" não significa perder a essência. Aliás, o universo musical gótico é extremamente rico e amplo. Mas se tem mais metal do que darkwave, não é uma banda gótica.



Finalmente, às bailarinas: se você usa uma banda de MTV, como Nightwish, Evanescence, e afins, pode sim fazer um belíssimo trabalho. Eu sou a primeira a defender que as pessoas devem dançar aquilo que gostam! Mas se você dança um metal está fazendo um outro estilo de dança. Isso é até melhor do que correr atrás do rebanho! Criar novos estilos, fazer o que se gosta, e não fazer Gothic Bellydance só porque o DVD é legal.



Ah, tá... sou chata? Estou falando groselha? Então assistam ao DVD. De novo. Lá ninguém dança Gothic Metal. Não é errado dançar, errado é fazer qualquer coisa e se apropriar de um rótulo que deu certo_ mesmo que esteja dando certo temporariamente: aguardo a próxima bola da vez!



Não sou contra o gothic metal também como estilo, e aqui não é minha intenção criticar. Minha intenção é INFORMAR. Essa confusão toda existe por falta de informação. Eu mesma ouço algumas bandas deste estilo, provavelmente desconhecidas do grande público, assim como ouço coisas que não são góticas ou post punk o tempo todo. Mas curtir algum compositor da MPB não significa que ouço tudo desse estilo, assim como gostar de uma banda ou outra de metal não faz de mim headbanger.



Na prática, basta pesquisar e conhecer o som a fundo pra entender a diferença. Existe uma distância enorme entre os estilos e, para isso, basta gostar o suficiente para ouvir. Não vou dar lista de banda porque tem paga- pau por aí que adooora decorar cartilha... rsrsrs... Eu gostaria que as pessoas parassem de decorar nomes do que é ou não gótico e passassem a ser sinceras com seus próprios gostos... ( desabafo mode on).



A grosso modo, devemos lembrar: o gótico tem um lado obscuro e sombrio, mas não é só isso, e nem tudo que é sombrio é gótico. E nem tudo que é gótico é sombrio:



É válido lembrar que este Blog é seguido não somente, mas PRINCIPALMENTE, por bailarinas e praticantes de dança do ventre e tribal fusion. Portanto, estou escrevendo em linguagem direcionada a este público. É claro que TODOS são bem-vindos ao meu Blog!!! Mas estou direcionando a postagem a uma grande massa de uma nova geração de bailarinas que estão mal informadas sobre o que é o Gothic Bellydance, e tentando praticar sem muito senso do que estão fazendo.



Repito, e se tiver que repetir mil vezes assim farei, que isto não é uma crítica ao gosto de ninguém, mas sim a um determinado comportamento. O Gothic Bellydance não é modalidade, é estilo! E, como já cansei de dizer, você faz o estilo que você é! O Tribal Fusion nos dá essa liberdade! Saber separar as coisas é uma questão de coerência, e já que estamos falando na Arte da Dança, compor o personagem é fundamental. Vejam bem, vocês estão tendo de graça uma informação que muita gente cobra para dar: construção de personagem. A "cara" de uma bailarina "Metal" deve ser diferente da cara de uma bailarina "Gótica". E, já que estamos falando de estilos diferentes, o tal do "Gothic Metal" DEVE TER UMA AMBIENTAÇÃO, FIGURINO, EXPRESSÃO E LEITURA MUSICAL DIFERENTES tanto do metal quanto do gótico! Não estou aqui condenando à guilhotina uma adolescente que se sinta feliz dançando uma música do Marilyn Manson ou do Evanescence. Mas tentando deixar bem claro que a bailarina que vai dançar Dead Can Dance tem uma energia diferente da que vai dançar Lacuna Coil, e ambas diferentes da que vai dançar Marilyn Manson.



Comentários póstumos ( inseridos meses depois da postagem original):

Quando escrevi este post, o Gothic Bellydance vinha crescendo desordenadamente no Brasil, e todo mundo queria participar da festinha! Atualmente, já temos algumas poucas profissionais começando a separar as coisas. Feliz eu vou ficar o dia em que todas fizerem como eu e ensinarem suas alunas a terem um estilo próprio, e não comprar o que é do outro, não imitar o que já foi feito. Meu trabalho é valorizar o que cada uma tem de melhor. Tá meio difícil explicar que técnica é uma coisa, estilo é outra, até porque isso é mais difícil de ouvir do que "Venha a mim, eu tenho a fórmula pronta!", e tem cada vez mais picatetas, ops, perdão... digo, cada vez mais "profissionais" que aproveitam o que as pessoas QUEREM ouvir e não a VERDADE para fazer sua fama. Uma pena... não entendem que somente o que é autêntico e verdadeiro dura...







20 comentários:

  1. Você tem toda razão Zahrah, as pessoas deveriam ser mais sinceras com seus próprios gostos, mas acredito que a maioria aprenda isso com o tempo. Por enquanto, informação na criançada! :D

    ResponderExcluir
  2. Zah, muito bom esse artigo. Acho que quanto mais influencias nós temos, mais conhecimento pra escolher o que é bom ou não... O que não dá é achar que Evanescence é Gothic Belly Dance, ou Shakira é a deusa da DV!!! Ouvir é legal!! (eu amo ouvir os dois!)Mas se expor, dançar na frente de um publico e achar que tá fazendo sucesso é muita falta de conhecimento!!!

    ResponderExcluir
  3. KKK muito bom rs.. é que vc nao frequentava o forum do MS rs.. (acho que a Robs era do forum rs..) Mas que tem gente de paga pau ou gothicos pc (palhaço carequinha que se "fantasia de gotzzz) que decora bandinhas rs.. é isso ai nao fala as bandas nao rs...
    E cá entre nos... Gothic metal é ruim (opinião pessoal) e DCD e Poesie Noire é bom demais.... curto mais a linha etérea rs..bjokas

    ResponderExcluir
  4. Gothic metal não é gótico...

    Mas nada impede de que sejam feitos trabalhos diferenciados.... É o que sempre acho.

    É só ornar! Acho que toda proposta é válida se bem trabalhada...

    Mas não gosto muito de "nomear", categorizar ou coisas do tipo, porque isso gera confusão. Afinal, eu sou do tipo que fica fazendo "8's" esperando ônibus e sem música... Ou vou pra balada e fico "shymmiando", não importa o que esteja tocando, alternando com o "passinho gótico clássico" de pezinho pra frente pezinho pra trás (há muito anos vi um cara descrevendo perfeitamente esse "passinho"..e reparei que realmente todo gótico em algum momento dançava assim...passei a me divertir mais ao observar os outros)

    Mas aí vem o problema: categorizar, nomear e rotular, porque isso acaba dando sempre encrenca, conflitos ideológicos e tudo o mais.
    Como citaram Shakira, já repararam quanta gente usou e ainda usa Shakira pra coreografar DV? Acho que a "ousadia" da Shakira em usar DV nos clipes foi muito interessante (apesar de não curtir o som)... Mas porque ela fez, as pessoas vão e fazem igual, não são autênticas.... Que colocassem em outro som que gostassem e ousassem da mesma forma.... Mas ser ousado leva a críticas de todos os lados.. É díficil lidar com isso!

    Acho que trabalhos bem feitos devem ser levados em conta... Sem necessidade de categorias...

    Metal melódico não é gótico... gothic metal nem sei quem se encaixa nisso...(acabei me perdendo em tantas novidades)... isso é fato, mas também muitos góticos apreciaram ou ainda apreciam o metal melódico, além de muitos outros sons... E aquela velha história, os "primeiros sons góticos" não se auto-classificavam assim...

    Não é porque alguém se auto-denomina gótico, metaleiro, hard rock, punk, coutry, "chicleteiro" (hihihihi) que não pode ouvir outras coisas... Isso é radicalismo e sabemos que radicalismos não são saudáveis pra ninguém.

    Tem coisas "boas" e coisas "ruins" por todo lado, cada um "vai atrás" do que tem afinidade.

    Seres humanos são criativos... fazem do velho algo novo, do novo algo velho, transformam (muitas vezes, copiam)...
    Inibir essas ações criativas, por mais que não tenham muita qualidade, acabam impedindo que as pessoas evoluam, por isso acho que as críticas construtivas são sempre boas e fazem as pessoas mudarem pra melhor.... Acho que esse é o papel de quem está na "estrada há mais tempo"... ou de quem está há pouco tempo, mas "manja muito" do assunto...

    ResponderExcluir
  5. """...se você usa uma banda de MTV, como Nightwish, Evanescence, e afins, pode sim fazer um belíssimo trabalho. Eu sou a primeira a defender que as pessoas devem dançar aquilo que gostam! Mas se você dança um metal está fazendo um outro estilo de dança. Isso é até melhor do que correr atrás do rebanho!"""

    Raven. Concordo contigo, minha crítica é exatamente aos rótulos que as pessoas usam erroneamente... usam porque está na moda e jogam fora depois pq apareceu alguma coisa mais legal... Vou ficar feliz o dia que as pessoas tiverem a coragem de dançar Gothic Metal, Led Zeppelin, Shakira, Bozo, o q for, e tiverem coragem de assumir que não se enquadra em nenhum nome que já existe...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Robs,
    informação é o q não falta... Acho mais conveniente usar um machado... rsrs...

    ResponderExcluir
  7. oi, silvy! parabéns pelo artigo, muito didático e informativo! li ontem de noite.
    Abração do Josiel

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto deste estilo faz tempo, eu amo dança faz muito tempo e sei perfeitamente como encomoda a moda com aquilo que apreciamos, amamos e fazemos, seja esta 'coisa' o que for.

    Quanto ao Gothic metal x gotico eu escrevi um faq a algum tempo atras que fala disso, vou porum pedaço pra vc ler:

    "SOBRE O FATO DO GOTHIC METAL NÃO TER NADA A VER COM A CENA GÓTICA

    O metal não tem nenhuma ligação co a cultura gótica. O metal adotou sim, diversos aspectos do gótico, mas isso não faz com que possa ser caracterizado como gótico. A falta de informação ocorrida na cena gótica brasileira nos anos 90 gerou um espaço propício para a proliferação da idéia de que o gótico havia acabado e que o Gothic Metal seria a "evolução" do Gótico. Diversos organizadores de eventos criaram este 'conceito' para disseminar a justificativa para a lacuna que existe entre os 80's e o agora. Existem muitas diferenças o Gothic Metal e o som gótico mesmo. Misturar metal com o Darkwave (termo usado para agregar os gêneros musicais ligados a cena gótica) geralmente cria incompatibilidades. Primeiro porque o som gótico é caracterizado por sonoridade diferente. A música gótica é lenta, os vocais são quase falados, tem muito teclado, muitos instrumentos eletrônicos, influencias musicais diferentes como Ambient, Ethno, drama espiritual, sensualidade, etc. Enquanto o metal é pesado e célebre, vocais líricos, muita guitarra, bateria, teclado gritantes além da influencia da música erudita." Texto escrito por mim *_*

    www.simbologiamaldita.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba muito interessante mesmo,eu me interesso pelo gothic bellydance mas gosto de pisar em ovos,não vou dançar algo simplesmente por ser bonito ou estar na moda, conhecimento prévio é importante e estou admirada com tanta informação,assim como eu nao gosto de meninas dançando a dança do ventre de qualquer maneira sei o que voce tá sentindo ao ver tanto trabalho mal feito por aí,está de parabens pelo blog.

    o meu tá começanod agora: www.almaeventre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. minha dica é Dead can Dance! não sei se é totalmente gótico, mas realmente é bom separar o joio do trigo. metal é uma coisa, e música estilo gótica é outra...:)
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Isa, obrigada pela rica contribuição. Eu gosto dos dois estilos, então falo com categoria que a mistura que se vê hoje nada mais é que um produto imposto pela MTV. Esse papo de evolução já enjoou, é bom saber q mais gente pensa como eu...

    Na dança, a parte onde isso tudo contribui negativamente é que justamente a pessoa que engole um enlatado da mídia é aquela que vai nos apresentar uma performance tão superficial quanto o Within Temptation....

    Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  12. Natália, obrigada pelo respeito e pelo comment, boa sorte com teu blog!!!

    ResponderExcluir
  13. Carol,
    Dead Can Dance é a melhor banda para começar e não errar, rs...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. negado !! gótico la dos anos 80 que é uma moda
    nomeada pela midia como sendo gótica so que mais parecem punks pintados de preto ,
    gótico do latim góticu = cruel nome dado aos barbaros que habitavam a fox do rio vistola ,
    o que vem depois é historia pra boi dormir , lorota , o góthimetal meio como um resgate dessa cultura , mais realista porque não fala so de entimentos e dor mas tambem da vida na idade media assim como na literatura gótica do sec: 19 ,,

    ResponderExcluir
  15. Zahrah: As pessoas engolem qualquer hoje goje não acha?!

    ResponderExcluir
  16. Pronto, de forma bem resumida e prática você diferenciou o Gótico do Metal em relação ao sons de cada um. Muito bom.

    ResponderExcluir
  17. rsrsrs, ainda não tinha visto isso, kkkk... Isa resumiu de maneira resumida e prática

    ResponderExcluir
  18. Visigothorum...
    Mocinho, não venha com pedras nas mãos, rs... Acho que muitas respostas vc pode encontrar no meu próprio blog. Em outra postagem, eu explico de onde vem o gótico. Góticos como tribo urbana nada tem a ver com o nome dos bárbaros, ou com a arquitetura das catedrais... Foi um rótulo dado por ser obscuro, e, assim, relacionado visualmente com esse estilo, o que já coloca por terra o "realismo" ao qual você se refere. Gótico sendo tribo, ou, principalmente, sendo calcado na literatura romântica, é puramente fantasia, magia e mistério.

    ResponderExcluir
  19. pode ate se.. mas a maioria dos góticos ouvem gothic metal.. axo que se não fosse esse estilo, os góticos estariam quase extintos,

    ResponderExcluir