segunda-feira, 14 de maio de 2012

La Nuit - Underground Bellydance


     O Danse de La Nuit surgiu em 2009, porém com raízes em tempos bem anteriores. Em 1994, Zahrah Violet começou a unir seus conhecimentos em teatro, jazz e dança do ventre, utilizando para suas performances músicas do universo underground, em uma prática espontânea e precursora do que hoje é chamado de Gothic Bellydance. Nos primeiros anos que se seguiram, começou a alimentar a idéia de criar shows e coreografias para levar para a noite gótica paulista, juntamente com sua prima, Márcia e sua amiga Lillith Ellizium.
            No início, havia muito preconceito, tanto pelos profissionais de dança quanto pelos organizadores de eventos alternativos. Dançar ao som de músicas inusitadas, com visual alternativo e temáticas obscuras, parecia absurdo a todos. Mas o projeto continuou, e foi encontrando espaço aos poucos. Enfim, mais de uma década depois, os tempos mudaram, surgiram novos estilos de dança, como o Tribal Fusion, e o Gothic Bellydance passou a ser aceito e apreciado.
            Zahrah e Lillith retomaram o projeto e, juntamente com as bailarinas Jordana Simon e Jaqueline Monteiro, criaram o Danse de La Nuit. Estrearam abrindo o show da banda francesa Trisomie 21, e seguiram apresentando-se em eventos diversos, como Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba (2009, 2010 e 2011), Campo das Tribos ( 2010), Noites de Mil e Uma Danças ( Jouze Danças, 2009 e 2010), e também com apresentações  de Zahrah e Lillith em projetos como Via & Underground e Dr. Calligari.
Para saber mais sobre o surgimento do grupo e conhecer as bailarinas, já temos uma postagem:  http://zahrahbellydance.blogspot.com.br/2009/09/13-09-2009-nasce-danse-de-la-nuit.html
            Em 2011, Zahrah decidiu reformular o grupo, enquanto as demais bailarinas passaram a dedicar-se a outros projetos pessoais. Passou a chamá-lo La Nuit, pela simples facilidade da pronúncia, e foram mantidos os ideais: espírito de tribo, onde todas se complementam e se fundem, respeito à Arte e ao público, primazia pela união entre técnica e expressão pessoal e conhecimento e amor à cultura underground, sobretudo gótica. Como exigência, as novas bailarinas deveriam, assim como as antigas, estudar dança e realmente fazer parte da cena gótica, pois Zahrah acredita que assim o grupo manterá um estilo autêntico e original. Foi com isso em mente que encontrou Cássia Larrubia e Daniela Rodrigues. Ambas também com mais de 10 anos de dança, alunas do Estúdio Fairuza de dança, e envolvidas com a subcultura gótica desde o final dos anos 80, formaram um trio em perfeita harmonia. O resultado deste trabalho foi apresentado no IV festival Campo das Tribos, em maio de 2012, e hoje as três continuam trabalhando em novas criações.
            Não se trata de um grupo limitado ao Gothic Bellydance, preferimos chamar nosso estilo de Underground Bellydance (definição que não existe para nenhum estilo já existente de dança... surgiu no meio durante um ensaio), pois envolve muitas outras facetas deste universo, não somente o gótico. Desde o início até até hoje, Zahrah Violet é a coreógrafa, devido à sua vasta experiência coreografando para Dança do Ventre e Jazz, mas o que move o grupo é a democracia: todas devem opinar e colaborar com suas próprias idéias, e qualquer uma pode passar a coreografar se sentir-se à vontade.
            Qualquer bailarina pode unir- se a nós. Para tanto, deve ter disponibilidade de tempo para os ensaios, que acontecem na cidade de São Paulo uma vez por semana e estar dentro de nosso perfil, que aqui já foi descrito e de acordo com nossos objetivos, exigências e ideais, sempre com a intenção de levar dança de alta qualidade com a verdadeira essência do gótico e underground para seu público.

Nosso contato para contratar shows, para aulas e workshops com Zahrah, para participar do grupo ou simplesmente nos conhecer melhor pode ser feito pela fan page no Facebook http://www.facebook.com/LaNuitUndergroundBellydance ou pelo e-mail zahrahdv@gmail.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário