sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gothic Bellydance- Figurinos

*** TEXTO PESSOAL! CUIDADO AO COPIAR! PLÁGIO É CRIME!***
***** USE COM EDUCAÇÃO: DAR CRÉDITO NÃO DÓI E É GRÁTIS*****


E lá vão vocês, alunas, colegas e amigas me jogar mais uma missão... Falar sobre figurino?
Na posição de estilista, parece tarefa fácil, mas vamos voltar lá na introdução... o que é Gothic Bellydance.... Gothic Bellydance é estilo pessoal. Embora muitos estejam adorando este novo NICHO DE MERCADO, sendo mais incisiva, esta nova maneira de ganhar dinheiro, o Gothic Bellydance/ Dança do Ventre Gótica/ Gothic Fusion/ blá blá blá não é uma técnica, um folclore ou algo específico. Então vamos tentar "entender" sobre figurino. De onde aparecem os elementos que compõe a Gothic Bellydance visualmente?



Como já foi dito, este estilo surgiu em diversas partes do mundo, simultaneamente, talvez no início dos anos 90 ( existe a possibilidade de ter sido ainda antes), criado por performers para se apresentar em festas, eventos e encontros voltados a este público_ ou para dançar para si sem pretensões. Assim sendo, os detalhes do figurino são incorporados e não forçados ou impostos. Vamos falar de experiência pessoal. Creio que com as estrangeiras tenha sido assim também. Quando comecei a dançar, eu unia meu gosto ( minhas primeiras roupas foram preta, branca e roxa) com o que eu já tinha em casa. Uma meia diferente, uma bijoux de tachinha, algum amuleto... Cabelos com mechas, coloridos ou espetados, faziam parte DAS BAILARINAS e não de UM ESTILO PRÉ- ESTABELECIDO PARA DANÇAR. Então, para se montar o figurino, deve- se misturar "o que você é+ o que você tem+ a roupa de dança". Volto a dizer que não simpatizo nem um pouco com as cópias oportunistas. E que para mim, estilo deveria ser algo natural e não adquirido pelos modismos.


Vou ser boazinha com vocês e postar um textinho que NÃO SEJA DESCARADAMENTE COPIADO DOS SITES ESTRANGEIROS, ok? Embora esse bafón todo em cima do estilo não seja confortável para mim tem muita menina que estuda, se interessa e que merece informações. E não pessoas que copiem e colem sites estrangeiros e definição da Wikipédia ( devidamente traduzidos pelo tradutor Google, claro!) em seus Blogs e Multiplies... tsc tsc, que feio....

1- A escolha do modelo: Esta deve partir do estilo de música que será utilizado. Cyber? Ethereal? Industrial? Medieval? O universo gótico é fortemente regido pela música, sendo este o elemento condutor de tudo o mais que será apresentado na performance. Esta deverá ser cuidadosamente analisada para a escolha do traje- base, que é a roupa de dança do ventre ou tribal. Músicas mais orquestradas podem pedir uma roupa de dança tradicional, as eletrônicas podem pedir uma roupa moderna e sem muitos bordados, tudo vai depender do teu feeling. Dica: minha principal roupa atual é um duas- peças simplérrimo, de veludo preto, sem grandes detalhes, que alterno com acessórios diferentes.




2- As cores: Góticos usam preto. Básico e lógico. Se você tiver esse estilo como seu gosto pessoal não terá dificuldade alguma em encontrar em seu próprio guarda- roupas as cores que precisa. Mas sair do óbvio sempre é bom! Preto- e- branco em um estilo Silent Movie ou com inspiração na Art noveau, tons de violeta, vermelho e vinho podem remeter às cortes ou aos contos de vampiros, esses tons também são bem- vindos. Eu gosto muito do uso do branco para bailarinas com cabelos super escuros. Fica bem ao estilo Samara Morgan. Para mim, uma garota que seja gótica vai ficar com cara de gótica mesmo se estiver vestida de pink, e uma que está forçando a barra pode se fantasiar toda de vampira que não vai convencer. Mas as cores que citei são uma boa diretriz.

3- Cores complementares: Mais uma vez, vale apostar no bom senso ao combinar figurino e música. Dourado pode ficar ótimo em um estilo medieval ou pode arruinar a produção!!! Eu uso mais o prata velho, que vai ser mais fácil de combinar com os rebites e correntes.





4- Os tecidos: vale apostar na mistura. Cetim com renda, veludo, transparências.... Tem quem defenda o couro, eu não uso couro por motivos pessoais. Prefiro sintéticos e vinil. Aliás, perfeitos para montar um estilo cyber ou oitentista.

5- Bijoux e acessórios: eu uso as bijoux que tenho no porta- jóias... Não uso crucifixos, costuma arder e deixar marcas ( hehe...), mas podem ser usados ( desde que você vá ficar a quilômetros de distância de minha pessoa). Pentagrama, Ankh, amuletos celtas.... Tudo depende do que você já tem e gosta ou acredita ( não me inventem de usar objetos místicos se vocês não sabem o que significa!). Eu gosto de gargantilhas. Tenho duas de veludo e renda e uso muito para a dança. Coleiras de tachinhas, veludo... Braceletes, pulseiras, sempre combinando entre si... Gosto de anéis grandes, de pedras, vão bem com todos os estilos. Meias arrastão ou rendadas, ou até furadas, rasgadas, destruídas... Nas pernas e ( por que não?) braços. Pingentes diversos e até brincos velhos podem se transformar em arranjos para cabelo e detalhes na roupa. Botas e coturnos? Se der vontade de usar e o resultado ficar bonito vai fundo!


6- Os "tipos" de góticos: já deu para entender que o universo gótico abrange muita coisa, não? Use o bom senso e esta informação ao compor seu figurino. O visual pronto pode abranger detalhes que vão do pós punk ao burlesco. Como não é minha intenção me prolongar no assunto, posto um link para que vocês se divirtam: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.elyssia.co.uk/images/home_image_large.jpg&imgrefurl=http://gothicground.com/materias/33571.php&usg=__DCXL6mjjq_on-621U-Jv0RncGU0=&h=500&w=332&sz=24&hl=pt-BR&start=11&sig2=i-ahEM75DEh4Zjtp5qIz5Q&tbnid=w-xOuLEZU7Zu-M:&tbnh=130&tbnw=86&prev=/images%3Fq%3Dtipos%2Bde%2Bg%25C3%25B3ticos%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG&ei=AM2zSujjH5TblAfeleyRDw

Não copie! Crie! Uma das qualidades das primeiras performers góticas é a capacidade de adaptação e criação. Seja autêntica e crie sem medo!

*** TEXTO PESSOAL! CUIDADO AO COPIAR! PLÁGIO É CRIME!***
***** USE COM EDUCAÇÃO: DAR CRÉDITO NÃO DÓI E É GRÁTIS*****


Fotos: Erebus, Sashi, Blanca, Aepril Schaile e Zoe Jakes ( sendo que a Zoe NÃO É uma bailarina de Gothic Bellydance, mas eu não podia deixar de postar uma foto dela, sendo fã confessa_ e pelo visual nesta foto estar bem propício ao estilo).

3 comentários:

  1. Eu acho Gothic Belly dance tão lindo *.*

    meus blogs
    www.simbologiamaldita.com
    www.isafblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Isa!
    Vou visitar teu Blog e site tb! Bjs

    ResponderExcluir