domingo, 2 de agosto de 2009

Ainda sobre GBD: os estilos

Respondendo à pergunta da minha amiga Clarissa, feita em uma das comunidades do orkut das quis participo... E complementando o texto anterior. Perguntas são sempre bem- vindas!

( ATENÇÃO, CUIDADO!!! PAGA- PAUS, PESSOAS SEM CRIATIVIDADE E PSEUDO- PROFESSORAS, AO COPIAR, RESUMIR, PARAFRASEAR OU CITAR TRECHOS, LEMBREM- SE DE CITAR A FONTE! Todos os meus textos são originais e a Lei me protege contra pessoas mal- intencionadas!)






"Tribal Gótico x Dark Fusion x Gothic Bellydance

queria saber o que é cada um, a diferença e semelhança entre esses estilos."

Primeiro, o Gothic Bellydance ou Dança do Ventre Gótica: O início de tudo. Quando este estilo começou a surgir nas festas e casas góticas pelo mundo, não havia uma regra, do tipo " tem que ser fusion, tem que ter base de ATS, tem técnicas específicas". Simplesmente pegávamos as músicas góticas com influências orientais e dançávamos o que sabíamos. Esse nome envolve os outros estilos também, ou seja, o Gothic Fusion e o Dark Fusion também são Gothic Bellydance. Neste estilo, é permitido o uso de acessórios como snujs, candelabro, cimitarra, véus... Qualquer acessório que combine com a temática. NÃO ME INVENTEM DE DANÇAR COLLIDE COM BASTÃO!!! hehehe...
Exemplos de bailarinas de Gothic Bellydance são Jeniviva, Blanca, e a maioria das ( poucas) brasileiras.

Gothic Fusion ou Tribal Gótico é como se fosse uma evolução dentro da própria Gothic Bellydance. Estilo ma
is atual, abrange passos de outras danças e possui influências do ATS e do Tribal Fusion. Quem denomina sua dança como Gothic Fusion são Sashi, Haalima, Alicia, Ashara.

Dark Fusion é muito parecido com o Gothic Fusion. As diferenças são muito sutis. Assim como o Gothic Fusion, possui estética obscura e carga dramática, com influências do Tribal Fusion. É o estilo que ficou mundialmente conhecido através da Ariellah e que vem sido copiado por muitas performers recentemente.

- Gothic Cabaret e Dark Cabaret: Ironicamente, um novo estilo, mas que possui origem nos Beatniks, que são os precursores do gótico: eram pessoas com gosto pelo cabaret, boêmia e excessos, um movimento paralelo ao Hippie nos anos 60. A grosso modo, é a união da estética Gótica com o Vintage ( anos 40/ 50), porém existe um fundamento cultural para tal união. Ainda é um estilo pouco conhecido, mas está em ascenção.

Como eu já disse na postagem anterior, não existe nenhuma técnica específica para o Gothic Bellydance. É uma dança lírica, dramática, até exagerada, que deve ser executada com cautela para não ficar caricato. O ponto comum entre todos os estilos é essa teatralidade, dualidade e estética obscura. O que diferencia os estilos nomeados por "Fusion" é o uso de técnicas de Tribal. E o que diferencia o Dark do Gótico é uma sutileza que somente quem VIVEU isso consegue entender, mas são difíceis de ser explicadas...

( Texto original desenvolvido por Zahrah_ Silvia Fasioli)

5 comentários:

  1. Pois é amada...
    Estes dias achei um evento que acontece chamado Dance Macabre com performances Gothic, Dark, EBM e performances maravilhosas deste lado escuro da Belly Dance.
    Percebi que ainda estamos engatinhando aqui no Brasil e que temos muito ainda de estudar para chegar num material puro e bom no tocante á Dança Gótica e Dark do Ventre.
    O que é interessante é que as fusões nos deixam livres para criar nosso estilo e torna a dança assim ainda mais dinâmica.
    Todavia, como eu sempre digo... devemos setudar para não confundir liberdade com falta de senso...
    ;)
    Parabéns pelo blog querida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário e pela consciência, Emília! Espero que este seja o pontapé inicial pela valorização do nosso trabalho e união das tribos...
    E que cada um compreenda qual estilo combina consigo mesmo, não fazendo de qualquer fusão uma carne de vaca...

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a conhecer..
    e ja me apaixonado *-*

    ResponderExcluir
  4. Só góticas pode fazer GBD?
    Ou vc pode ser gótica apenas quando dança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Clara! Tudo bom? Tenho uma resposta para esta pergunta na postagem anterior. Mas, resumindo, eu não acho a "personagem" gótica autêntica como uma performer de Gothic Bellydance original. Nada impede que a bailarina use o estilo, mas para mim este estilo deve vir da alma, e não de fora para dentro. Muita coisa legal pode surgir de outros estados de espírito! Obrigada pela pergunta! Beijos da Zah!

      Excluir