terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tempo de Dança: QUANTIDADE OU QUALIDADE?

Sempre achei que isso um dia fosse acabar: pessoas competindo indiscriminadamente tempos de dança, em nome do velho dilema de "quem é a melhor". TUDO ERRADO!!! Do pensamento primordial aos meios ( muitas vezes mentirosos) usados para mencionar tal tempo.

Um dia desses, li uma pessoa mandando outras enfiarem seus anos de dança no *, e parei para pensar no que ela queria dizer_ para mim, pessoas inteligentes e educadas querem dizer muito mais nas entrelinhas quando se submetem a usar agressões.

Afinal, de que vale a porcaria do tempo de dança do ventre????? Conheço uma historinha beeeem exagerada que resume o que acontece com frequencia: uma pessoa fez anúncios internet afora dizendo ter experiência de "x" anos. Um ano depois, a criatura me repete a propaganda com quase o dobro do tempo de dança em anos e não satisfeita cita as profissionais de um único evento internacional como suas professoras, não mencionando que foram workshops. Coitadas das alunas... Brasileiro em geral é um bichinho que se acha malicioso mas é inocente que só. Ninguém foi investigar para saber que todas que pagam recebem o bendito certificado e tiram fotos com as professoras internacionais, independente do aproveitamento do curso... E nem sabem que para se aprender dança são necessários anos de estudo... Bom, imagino que a pessoa em questão tenha estudado tanto a dança que se esqueceu da matemática, afinal x+1= 2x, não?

Foi um exemplo bem exagerado, e até cômico, mas é comum acontecer... Ainda piores são as pessoas que juram ter feito aulas em escolas "conceituadas", sem imaginar que às vezes as mesmas pessoas para quem mentem são ou foram alunas do citado lugar, tsc tsc...

Esta é ao mesmo tempo uma lacuna deixada pela falta de regulamentação no nosso meio ( outro assunto chato que nunca acaba e nunca chega a uma solução positiva) e fortalecida pela falta de interesse e critério do próprio público ( alunas). A maioria das mulheres que procuram a Dança do Ventre não estão preocupadas com a fonte do aprendizado de sua professora desde que ela ensine a chacoalhar as cadeiras, e das poucas que se importam muitas ainda acreditam se você disse que esteve no Egito e se impressionam com suas mentiras mesmo se você nunca provar nada. Poucas dão uma de louca e vão pessoalmente na "tal escola conceituada" verificar se fulana realmente estudou lá.

Sobre regulamentação, divagar a respeito pode render um Blog inteiro, então deixemos para outro dia...

Eu fico intrigada quando presencio pessoas batendo no peito que são da "velha guarda". Por que se importam tanto com isso???

Quando comecei a dançar havia poucas professoras, todas muito longe da minha cidade e a valores inacessíveis para mim. Quando finalmente arrumei uma professora, tive que aprender coisas absurdas que nada tinham a ver com a cultura árabe, além de adquirir um deslocamento de rótula e uma inflamação séria na coluna. Depois, fui fazer aulas em uma escola melhor. Aprendi muito e comecei a dar aulas. Mas anos depois, a própria escola mudou o estilo e até a forma de ensinar alguns passos. Não existe "x" tempo de dança. Quem não se atualiza continua fazendo coisas que caem em desuso, sem contar que um dia o copo se esvazia. Se não voltar na fonte para buscar mais água, esse conhecimento, que pode estar ultrapassado mas ainda é conhecimento, fica estagnado... Então pensemos em tempo de dança e tempo efetivo de dança.

Em contrapartida às pessoas com 20 anos de dança que não se atualizam, temos profissionais super talentosas desabrochando aos 3 ou 4 anos de dança. Então, isso importa? Mesmo? Que tal em vez de vivermos em uma guerra onde jogamos nossos tempos nas caras umas das outras tomarmos ATITUDES POSITIVAS para o bem da dança?

O que é o TEMPO EFETIVO? É o tempo que você realmente estudou e praticou dança. Se você fez dois anos em 1989 e um workshop agora, você não tem 20 anos de carreira. Você tem dois.

Estou desmerecendo as antigas? Claro que não! Não deixem em suas cabeças espaços para más interpretações. Ocupem os neurônios com coisas positivas! Não estaríamos aqui sem as pioneiras da dança. Mas, infelizmente, o famoso " aumento da auto- estima" funciona, e de forma desequilibrada para quem não tem maturidade emocional. Achar que pode dar aulas só porque aprendeu a fazer um movimento difícil é comum e responsável por muita caca na dança. Tempo de dança não se joga na cara das pessoas. Tempo é uma coisa que passa, acaba, e prefiro utilizá- lo dançando, e fazendo minha carreira, experiência e história. O mundo gira, e só esperar o tempo passar não faz bem nem para o indivíduo, nem para a Arte. Que tal, em vez de perder "tempo" caçando até o ballet do jardim da infância para competir com as pioneiras, respeitá- las e estudá- las para um dia chegar lá?

Sei que, infelizmente, algumas pessoas se sentirão ofendidas em vez de entender a mensagem desta postagem. A intenção não é essa, como muitas vezes acontece... Mas se postei é porque é fato, e cabe a cada um mudar a si mesmo...

11 comentários:

  1. Olá Zahrah, parabéns pelo Blog está lindo, não li todos os posts mas o pouco que li está muito bem estruturado, adorei conhecer a cultura, conceitos, vertentes tanto do movimento Gótico quanto a dança Tribal. Desejo muitas prosperidade em sua carreira.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto..Se me permite estou levando estas suas reflexões para o grupo Raks Sharki do multiply site. Quem sabe se desseminarmos as boas idéias não despertamos outras pessoas lúcidas do meio..
    Sou uma eterna otimista..sempre prefiro acreditar no ser humano..
    Bjooo!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog! Te linkei no meu...
    Beijocas, Rayzel.

    ResponderExcluir
  4. Olá Zahrah...mto pertinente seu texto. Mas eu gostaria de acrescentar, que é necessário 4 anos consecutivos de aprendizado de uma dança, seja ela qual for, pra se ter o míninmo necessário pra ser PROFESSORA OU PROFISSIONAL. Por mais que vc tenha "TALENTO" , os anos estudando te dão sim mta bagagem. Sei pq sou formada em Técnico de Dança a 18 anos, naquela época, veja a qto tempo atrás, tive q estudar 4 anos de SAPATEADO AMERICANO e 4 de JAZZ,obrigatórios pra poder me formar. E essa escola, era a única em minha cidade com o Diploma registrado no MEC. Tá aí uma boa saída pra se ter um "AMPARO" na D. Ventre e D. Árabes.
    Eu sou formada em Ballet, fiz mto works m D. Ventre e Folclore Árabe, e eles me acrescentaram mto. Hoje faço aulas no ORIENTE TOTAL, e lá, tenho mais ainda que aprender, mais e mais.Eles estão no caminho certo.
    Concordo com muito do que disse, e aqui está meu reforço as suas palavras!!
    GRANDE BJU!!ADD SEU BLOG NOS MEUS FAVORITOS!!

    SHAHIRA BURKAN!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Shahira, td bom?
    Creio que vc não tenha compreendido o sentido do meu texto. Falei sobre as meninas que "desabrocham" cedo, e inclusive falo a respeito das que param no tempo. Em momento nenhum desmereço as profissionais com tempo EFETIVO de dança. Até porque eu faço parte deste grupo. As pessoas tem que estudar SIM, e é graças às pioneiras que temos dança de qualidade. Mas tempo não diz nada se não é bem aproveitado. O comentário que vc fez a respeito do técnico complementou bem meu texto, afinal, essa é uma forma de se aproveitar o tal tempo.
    Essa é a grande diferença entre TEMPO EFETIVO e tempo que passa e só serve para competiões fúteis.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Malikat
    Obrigada pela força,
    Conhecimento é coisa para se dividir,
    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Zahrah.
    Seu texto exprime com perfeição exatamente o que penso sobre este assunto. Não consigo entender a necessidade de auto afirmação destas pessoas que teimam em ficar esfregando currículos na cara dos outros. Será que Fifi Abdo, Soheir Zaki ou mesmo Rachel Brice têm a mesma necessidade? hahahahahaha
    Quem sabe, saaaaabe!!! E faz ao vivo, sem coreografias e sem títulos e sem certificados. Que chatice tudo isso!
    Bjus para você.

    ResponderExcluir
  8. Zarhat
    Falou e disse!
    Às vzs parece q a gnt pensa junto...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho super engraçado um monte de gente que jura que dança desde os 3 anos de idade, que manja tudo desde os 6, que entende de estilo x, y ou z aos 7, e esses comentários continuam pipocando por aí... as pessoas, em vez de contribuir com a dança, seja qual estilo for, preferem esfregar seus currículos e tempos duvidosos nas comunidades afora... Mas dar informações consistentes como estou fazendo nada...

    ResponderExcluir
  10. Oi Zarah, querida. Sou eu novamente. A respeito do seu desabafo, eu assino embaixo, e quantas vezes me peguei questionando: SERÁ QUE VALE A PENA PASSAR CONHECIMENTO, NGM FAZ. E sabe o q eu descobri, querida? Que é isso mesmo, a maioria não se importa em passar conhecimento, só dependurar certificados e arrotar seu valores(inúteis qdo a profissional não dança bem e não estuda realmente).
    E Zarah, o melhor deste questionamento é: SE TODO MUNDO COMERCIALIZA A DANÇA, VC DESCOBRE Q VC NUM É TODO MUNDO, E QUE SER DIFERENTE, FAZER DIFERENTE, FAZ TUDO VALER A PENA. FAZ A DANÇA TER O SEU REAL SENTIDO, NÃO SÓ PRA VOCÊ, MAS PRAS SUAS ALUNAS,QUE ACABAM POR USUFRUIR DE ALGO PURO, VERDADEIRO.

    Siga sim, questionando.Ensinando, passando conhecimento. Sem dismerecer diplomas e certificados,mas a aluna por detrás deles é que realmente conta.

    BAUSSI DA SHAHIRA!!

    ResponderExcluir
  11. É definitivamente estou babando no blog! auhaiuh voce é uma pessoa firme e de opinião, gostei! é esse assunto é polemico mesmo,eu já fui alvo de desprezo por isso, "aah bailarina é bailarina meeesmo com 10,15 anos de dança" já escutei isso acredita?tenho 8 anos de dança,mas ninguem para pra pensar que aprendizado nem sempre é contado em anos,e que eu tenho 18 anos!muito tempo pela frente,concordo com tudo que voce disse e resolvi seguir o blog *-*

    ResponderExcluir