segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aulas de Gothic Bellydance

"Julgue um homem pelas suas perguntas, não pelas suas respostas."
( Voltaire)


Voltando ao tema Dança do Ventre Gótica... Como já deu para entender, me apresento no estilo há muito tempo ( desde a época em que nem tinha nome, muito menos as várias definições e vertentes que temos hoje) e fui uma das poucas da cena a se profissionalizar. Credo! Soou arrogante! Para mim é estranho falar assim >.<
..... mas isso se faz necessário: afinal, de onde eu tiraria tanta informação? Conhecimento ou a gente bebe em alguma fonte, ou quando não tem fonte cria e aprende na prática!

Voltando ao foco: é claro que, desde o início, fui muito procurada para ministrar aulas e workshops. E sempre fui muito clara e honesta. Nunca vendi um produto que não existe. Minha resposta SEMPRE foi: "Este é só meu estilo. Mas posso te ensinar a Dança do Ventre."
Claro que muitas não ficaram, mas creio que alunas vem e vão por "n" motivos, e que esses motivos nada tem a ver com o fato da aula ser de DV tradicional.
Em um momento mais recente, a questão foi levantada por algumas colegas, a procura aumentou com o modismo e senti a importância de começarmos a levar o assunto mais a sério.
Como já expus em algumas comunidades pelo Orkut afora, esse tipo de aula não existe simplesmente porque não deve existir? Por que isso? Sempre me questionaram isso, tanto amigas que acham que eu preciso de grana e devia me aproveitar do mercado, quanto picaretas que querem minha aprovação com direito a sugestões de como deve ser essa aula. Mas as respostas são tão obvias....

1- ) Vamos pensar primeiramente na formação em dança, em várias danças. Quanto tempo você fica no Baby Class ou em uma classe preparatória antes de começar o Ballet Clássico propriamente dito? Por quanto tempo você estuda Talas antes de dançar o Kathak ( danã indiana)? Quanto tempo de base de Dança do Ventre é necessário antes de se jogar no Tribal? Então raciocinem: mesmo se eu montar uma classe gótica, vou precisar dar aula de dança do ventre tradicional!!!

2- ) Fora essa primeira etapa, eu acredito fielmente que quando queremos quebrar regras e conquistar liberdade, precisamos nos aprofundar no que já é regra. Vão - se aí mais alguns anos se aprofundando em cultura, folclore, teoria, filosofia , isso se não surgirem outros cursos no meio do caminho.

3- ) O principal, que vocês podem conferir por onde passo postando ( detesto o tipo de gente que diz uma coisa e depois se contradiz conforme lhe convém) QUE NÃO POSSO ENSINAR NINGUÉM A SER GÓTICO! Gótico e Dark não se explica e não dá para entender. Ou você é ou não é e ponto. Os seguidores de modinha somente consomem a estética e "viram" mil coisas conforme lhes é conveniente. Se você não é gótico, há uma possibilidade de fazer um trabalho caricato e superficial. Quem é gótico é e ponto, e não tem nem como se livrar disso, por mais que fuja dos rótulos e estereótipos.

O que posso dizer depois de tudo isso? Mesmo assim, sempre sobraram questionamentos, não só por parte de outrem, mas até da Zahrah p/ Zahrah. Às vezes posso soar inflexível, mas é apenas uma lealdade radical. Tenho a mente aberta e estou sempre disposta a mudar de opinião sobre o que quer que seja. Por sugestão de uma amiga, esperei passar o workshop da Ariellah para ouvir o que ela teria a dizer...

Para surpresa geral e meu total espanto, ela repetiu enfaticamente tudo o que eu sempre falei. Meu sentimento foi uma verdadeira "farmácia", ao mesmo tempo eu pensava "Eu estava certa, eu não disse? Eu te disse, eu te disse!", com o orgulho por nunca ter me rendido ao oportunismo barato, a satisfação de poder calar a boca de todos que não me ouviram, a certeza de estar no caminho certo, tudo isso meio abestalhada por ser privilegiada com uma profissional tão séria e competente, ao mesmo tempo doce e hipnotizante. Engoli tudo sem gelo e limão antes de concluir este artigo.

Ela disse coisas como "Seja você mesma", "Não posso ensinar ninguém a ser gótico" ( foi essa frase que me tirou da órbita terrestre, pq é exatamente o que eu sempre digo desde antes de conhecer o trabalho dela), "Busquem o sentimento dentro de vocês, pode ser tristeza, pode ser 'oh, perdi meu cachorro', ou a alegria....", "Eu vejo pessoas me imitando, ok, até gosto, mas não é natural..."

Este é o sentido de tudo. Não dá para ensinar ninguém a ser gótico ou dark, posso no máximo ensinar as técnicas de dança do ventre com a responsabilidade de fazer cada aluna entender como vincular a técnica à sua alma ou àquilo que ela quer passar. E com respeito pelo que cada uma é.

Uma solução levantada nessas discussões foi que workshops seriam legais. Mas agora entramos em outra questão: QUEM pode dar esses workshops? Então espero consciência na hora de escolher com quem vocês vão fazer esses workshops: pensem bem, quantas profissionais competentes temos na cena? Sejam responsáveis com a ARTE e com seus próprios corpos!!! Investiguem se a pessoa é profissional, em segundo lugar se tem experiência em GBD ou se mente descaradamente. Usem o bom senso!!!

Para os picaretas de plantão que esperavam uma fórmula mágica... sinto muito dizer que ela não existia antes da Ariellah passar por aqui... e que ela continua não existindo.

5 comentários:

  1. Qualquer hora venho aqui roubar um texto sobre gothic pra postar no meu blog (com devidos créditos, of course!)... Posso? ^-^

    ResponderExcluir
  2. VOCÊ??? Mas é claro!!! Ainda mais pq vc é uma pessoa que sabe respeitar as fontes! E principalmente pq estamos aki para compartilhar, não?
    Abraço bem apertado!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu queria aulas vc nao da?? =(




    Christina strangelittlegirl6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu dou aulas de dança do ventre, e estou começando a pensar no tribal fusion, q venho estudando com afinco. Minha diferença é que não engano ninguém. Agora que te conheço melhor posso dizer q vc seria ou será uma ótima bailarina de GBD um dia! Basta estudar. Mas não existe uma fórmula pronta. O GBD é uma dança que vem da alma, se vc tem isso em vc, vai fazer um bom trabalho. Se não tem, será apenas mais uma cópia mal- feita e barata...

    ResponderExcluir