sábado, 1 de agosto de 2009

Gothic Bellydance- O que é?


Olá a todos!

Bom, criei este Blog há alguns meses e estava esperando algo "especial" para o primeiro post. Talvez esse "algo" seja somente o que muitos me perguntam, e não um "insight" que estou há tanto tempo esperando... Então vou começar falando um pouco sobre o Gothic Bellydance, que sempre gera dúvidas, curiosidade e preconceitos.



Para tentarmos entender o que é Gothic Bellydance, Gothic e Dark Fusion ou ainda Dança do Ventre Gótica, precisamos entender O QUE É gótico e o que não é, bem como entender onde a dança se insere nesse contexto. Embora certas coisas não se expliquem, mas sim devam ser vivenciadas, vou tentar...



A subcultura gótica surgiu no final dos anos 70, sendo um movimento pós- punk na Inglaterra e se espalhou pelo mundo nos anos 80. Em alguns lugares, como na França e no Brasil, o movimento ficou conhecido como dark, só mais tarde adotando o rótulo “gótico”. Há quem defenda que góticos e darks são tribos diferentes. Mas o que muda é o contexto cultural de cada época, as diferenças são muito sutis. Ao contrário do punk, que transparecia rebeldia, indignação e possui a militância e mobilização por seus ideais, caracterizando-o de fato como "movimento", o gótico surge intimista, existencialista, buscando o isolamento, paz e quietude_ daí a associação com a depressão e o suicídio, sempre relacionados a estes grupos_, bem como uma certa dose de resignação.




O Gótico foi crescendo durante os anos 80, tendo como referências musicais bandas como Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, Joy Division, The Cure, The Sisters of Mercy, The Mission, The Smiths... Detalhe: nenhuma destas bandas se define como gótica ou dark, elas foram "adotadas" pelos góticos pela sonoridade sombria e letras poéticas. Na literatura, o realismo fantástico e o romantismo se tornaram fonte de expressão e de inspiração. No cinema, os filmes de vampiros complementavam essa dualidade vida/ morte, eternidade/ momento presente, com sua estética sedutora/ mórbida. As roupas normalmente eram feitas pelos próprios, não havia moda nem grife específica...



Embora não existam regras pré- estabelecidas, ainda faz parte deste grupo o "gosto pelo contragosto" ( paixão pelos cemitérios e aversão à moda), gosto por temáticas medievais, filmes e contos medievais, musicas étnicas, e sede de conhecimento acerca de mitologias, daí o encontro com os temas egípcios e possivelmente o interesse pela Dança do Ventre.



Nos anos 90, o gótico se estabeleceu e criou força. Nos reuníamos por identificação, nunca por "virar gótico" ou como organização. Surgiam cada vez mais bandas góticas. No Brasil, foram muitas as casas noturnas voltadas ao gótico nos anos 90. Madame Satã ( desde os anos 80), que fechou e reabriu várias vezes, com os nomes Morcegóvia e The The, e novamente Mme, Umbral, Armageddon, são apenas alguns exemplos... Chegamos a ter personagem em novela, e os nossos djs começavam a viajar para a Europa para trazer novidades em música ( não, não existia internet ainda!!!).







O Gothic Bellydance surgiu simultaneamente em diversas partes do mundo. Algumas performers e bailarinas simplesmente uniam a dança do ventre ao seu próprio repertório musical para se apresentar em casas voltadas para o gênero. Como experiência pessoal, posso falar do Brasil. Em 1995 eu já me apresentava em festas na região do ABC paulista. É difícil dizer se fui a primeira ou não, nesta época assisti a uma apresentação no Madame Satã ( a bailarina se chamava Regina), e em seguida descobri que uma amiga fazia o mesmo trabalho. Por volta de 1997, com as raves góticas, a dança do ventre gótica se disseminou e virou mania. Inicialmente, era a dança do ventre "normal", e em seguida alguns performers passaram a utilizar técnicas e influências do tribal fusion.



A consolidação do gothic bellydance veio com o lançamento do primeiro dvc da Jeniviva, e com o DVD Gothic Bellydance, que apresentou Ariellah ao mundo, trazendo uma nova possibilidade, o Dark Fusion.



Como dançar o Gothic? O primeiro passo é ter uma boa base de dança do ventre tradicional. Bom, acredito que exista a possibilidade de uma pessoa que não seja gótica fazer um trabalho bem feito, mas que o risco de virar uma caricatura é muito grande. Eu sempre repito: ninguém precisa fazer todas as fusões possíveis para ser considerada uma boa bailarina. Como a Ariellah disse em seu workshop no Brasil, “Você não precisa ser gótica para expressar seus sentimentos. Você pode ter sentimentos como a alegria, ou ‘que triste, perdi meu cachorro...’.” Seja sincera com você. Depois, defina seu estilo DENTRO do gótico. Industrial, Eletro Gothic, Cyber Gothic, Ethereal, Dreampop, Darkwave, Anos 80, Pop Medieval, Dark Folk, ColdWave, etc, são todos estilos dentro do universo gótico. Cada estilo pede um visual com diferenças sutis. Não se esqueçam do apelo visual, que também deve ser autêntico, e não uma cópia "montada".



Mais importante que o visual é o sentimento. Não existem muitas diferenças técnicas entre o Gothic Bellydance e outros estilos de Dança do Ventre e Tribal Fusion. O que realmente diferencia uma performer gótica é a dramaticidade, teatralidade, profundidade e lirismo da coreografia. Eu observo uma importância enorme dos braços e mãos, embora isso não seja uma regra. Não consigo conceber uma dança Dark ou Gótica sem um trabalho mais rebuscado de mãos e braços expressivos. Existe até uma tendência ao exagero, daí o cuidado redobrado em não fazer uma caricatura.



Existe AULA de Gothic Bellydance? Sempre defendi que não. Estudar a Dança do Ventre tradicional como base por no mínimo dois anos e posteriormente o Tribal ( se você desejar para seu estilo) é fundamental. Li um artigo da Tempest dizendo a mesma coisa, e a Ariellah repetiu uma coisa que sempre digo: Não podemos ensinar ninguém a ser gótico. O que recomendo para as pessoas interessadas é que façam aulas com profissionais de confiança, que podem dançar o Gothic Bellydance OU NÃO, e tenham paciência. Se isso estiver em você e sua professora souber respeitar o seu estilo pessoal, a dança surpreendentemente irá acontecer!!!



Zahrah ( Silvia Fasioli)- Texto Criado em cima de EXPERIÊNCIA PESSOAL, e não copiado e resumido de sites, blogs, etc, portando cuidado ao usar! Plágio é crime previsto em lei.

5 comentários:

  1. A essência dos estilos é bem o que vc falou: IDENTIFICAÇÃO... Não existe essa de se tornar uma coisa ou outra...somos o que somos, às vezes mudamos algumas coisas...mas em essência, permanecemos... E nessa permanência é que surgem as identificações... e não "virei algo"... Esse texto seu vai ficar como referência pra mim, para quando me perguntarem as mesmas coisas que lhe perguntam. SUCESSO!!!
    bj.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Raven!
    Será que vamos nos conhecer domingo?
    Espero que sim! =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. poow gótico vem do saangue , naao existe tutorial pra ser um gótico (Y)

    entoon neem adianta fikar postando essas tranqueiras pq gótico vem de acordo com angústias , sofrimentos , romances , alegrias , etc... tudo caausa uma mistura e vc pensa em se tornar gótico :)

    ResponderExcluir
  4. Olha, vejam! Comentário de quem obviamente NÃO LEU o texto!!!!

    ResponderExcluir